Cuidados pós tatuagem | Cuidados com tatuagem nova

cuidados-pos-tatuagem
Cuidados pós tatuagem
Cuidados com tatuagem nova

Uma tatuagem nova requer determinados cuidados pós tatuagem que devem ser seguidos escrupulosamente para que essa tatuagem fique com o desenho perfeito e para que não surjam eventuais problemas de pele na zona tatuada.

Os cuidados pós tatuagem devem ser seguidos pelo menos durante um mês. O tempo de cicatrização varia de pessoa para pessoa, para uns a cicatrização da tatuagem pode ser de 15 dias e para outros pode ser mais prolongada, por isso é aconselhável cuidar da nova tatuagem durante 30 dias.

cuidados-com-a-tatuagem
Um dos cuidados pós tatuagem é "isolar a tatuagem".

Conheça então quais são os cuidados a ter com uma tatuagem nova:
  • Lave a tatuagem ou a zona tatuada com água e sabão neutro, no mínimo 3 vezes ao dia. O soro fisiológico é uma boa alternativa ao sabão neutro.
  • Passe Bepantol ou outra pomada para tatuagens"receitada" pelo tatuador, em toda a zona tatuada, no mínimo 3 vezes ao dia. A intenção é não deixar o local tatuado ressecar ou secar.
  • Para não deformar o desenho da tatuagem, não se deve esfregar a tatuagem nem tirar a casquinha ou crosta. Se sentir comichão não esfregue, você deve aguentar e não esfregar.
  • Uma tatuagem nova deve ser isolada de forma a evitar um eventual contacto com a roupa. Para evitar tal contacto com a roupa, use plástico aderente (filme de plástico) para envolver o local tatuado. Na verdade se você envolver a tatuagem com o plástico aderente, você estará a fazer com que a zona tatuada não seja esfregada bem como a evitar que alguma casquinha ou crosta da tatuagem seja arrancada (ver ponto anterior).
  • Nos primeiros 15 dias, evite que a tatuagem ou zona tatuada entre em contacto com a água da piscina (devido ao cloro) ou com a água do mar/praia (devido ao sal, sódio). Se tal acontecer, lave de seguida a zona tatuada com o soro fisiológico ou sabão neutro e aplique a pomada para tatuagens indicada pelo tatuador. O melhor é não facilitar e evitar a piscina e a praia durante esses primeiros quinze dias. A sauna também deve ser evitada.
  • Nos primeiros 30 dias, a exposição direta aos raios solares (bronzeamento) deve ser evitada, eu diria mesmo que é proibido qualquer exposição direta ao sol. Os raios solares são um perigoso inimigo das tatuagens, o sol pode modificar o pigmento das tatuagens e mesmo até desbotar a cor dessas tatuagens. Quando você se expor ao sol, com a intenção de bronzear ou não, você deve sempre aplicar bastante protetor solar quer nas tatuagens recentes quer nas tatuagens antigas.


Créditos deste artigo (Cuidados pos tatuagem):
Texto = inspirado num artigo da revista francesa Tatouage Magazine.
Imagens = Yandex Images.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Enviar um comentário